CURSOS EM MEIO AMBIENTE
» 18 / 25 DE NOVEMBRO 09 / 16 DE DEZEMBRO : CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE POLÍTICA AMBIENTAL
Este curso foi desenvolvlido para formar especialistas na elaboração e implantação de Planos e Projetos Ambientais com foco nos seguintes planos: Plano de Emergência Individual (PEI) - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) - Elaboração de Política Ambiental - Projetos Socioambientais e Elaboração de Projetos Socioambientais.

» 16 / 17 / 21 DE NOVEMBRO - CURSO DE AUDITOR INTERNO DO SGI
INSCREVA-SE AGORA! SÃO APENAS 8 VAGAS Objetivo do Curso: Proporcionar conhecimento atualizado das normas ABNT NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007, nos processos de auditoria de primeira (auditoria interna) e de segunda parte (com partes interessadas), possibilitando um diferencial da empresa no mercado e transmitindo credibilidade à sociedade de que suas práticas são legais e seguras e que buscam atender às expectativas de seus stakeholders. Metodologia: Aulas expositivas, benchmarking na empresa, com espaço para discussões interativas, estudo de casos e troca de experiências acerca dos temas abordados. Disponibilidade das normas ABNT ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, OHSAS 18001:2007 e ABNT NBR ISO 19011:2012, em meio eletrônico, para maior interatividade. Público alvo: Profissionais que desejam executar auditorias de primeira (interna) e segunda parte (em partes interessadas); participantes em geral que desejam melhorar seus conhecimentos sobre a norma e seus desempenhos; empresas que já possuam o SGQ implantados e estão migrando para a nova versão da ISO 9001:2015, ou ISO 14001:2015.

» Ver todos os cursos





APLICATIVO PEIXES MARINHOS - Identificação de peixes marinhos IPad, IPhone, e Ipod Touch
PROJETOS ECOLÓGICOS

Florestas do Brasil Limpeza na praia - A onda é preservar

PROTUBA - Projeto tubarões no Brasil

Artigos
» Home » Educação » Artigos » VENHA PARTICIPAR DO DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO!
VENHA PARTICIPAR DO DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO!
fevereiro 2017



SÁBADO 02 DE DEZEMBRO:
VENHA PARTICIPAR DO DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO!

 

 

 

Serão mais de trezentos participantes vindos de escola e de empresas que estarão mostrando para toda nossa sociedade a importância de cuidarmos dos nossos resíduos para que não prejudiquem o meio ambiente.

Já estão confirmadas as participações do Colégio Excelência, de voluntários da BR Marinas, da Mentes de Ferro, dos Escoteiros do Brasil, além da participação do Muda Tudo e da ONU Voluntariado.


No último evento realizado em setembro foram retirados mais de 1.200 Kg de lixo da praia de Copacabana!




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas e estudos recentes mostram que resíduos plásticos já estão sendo consumidos em grande escala pela vida marinha, sendo encontrados em mais de 35% de todas as tartarugas e aves marinhas. As previsões são muito alarmantes e mostram que se nada for feito, em 2050 mais de 90% de toda a vida marinha estará se alimentando de plásticos, tornando-se imprópria para o consumo humano.

O objetivo do Instituto Ecológico Aqualung é de realizar eventos mensais em toda a orla do Rio de Janeiro envolvendo em cada ação comunidades próximas, como escolas e empresas. E com isso ajudar a aumentar a conscientização da população sobre esse tema e reduzir a quantidade de resíduos que acabam indo parar de forma indevida no mar.

As empresas e escolas que quiserem aderir a esta campanha de Educação Ambiental deverão entrar em contato com o instituto através deste e-mail: luca.institutoaqualung@gmail.com.

 

  


 

 

Se você também acha que a educação ambiental é fundamental para a proteção do nosso meio ambiente marinho, pode se associar ao projeto a partir de apenas R$ 10,00 ao mês, e ajudar a financiar essas campanhas:
http://www.institutoaqualung.com.br/Site/Conteudo/ClubeAssociado.aspx

 



 

Ajude nosso meio ambiente e divulgue esta campanha na sua empresa e nas suas mídias!

 

 

 

 

 

 

 

 


Para informações de como participar: luca.institutoaqualung@gmail.com

 

 

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA!

Quem mora no Rio e já comemorou pelo menos 3 décadas de vida sabe a diversão que era “catar tatuí” na praia. Para quem é um pouco (ou muito) mais jovem, aqui vai uma rápida explicação desse clássico carioca.

O tatuí é um mini crustáceo de uns 2 centímetros de comprimento, 10 patinhas, praticamente transparente, que vive principalmente nas praias, naquele lugar onde a onda bate, volta e deixa a areia molhada. Os tatuís aparecem exatamente no momento em que a onda volta, e é fácil localizar cada um pelo “burburinho” que ele faz debaixo da areia. São as antenas capturando microalgas que vivem em suspensão, sobre o mar. É fácil não. Era fácil...

Até a década de 90, era comum ver crianças com baldinhos na beira do mar coletando tatuís e fazendo gincana para ver quem conseguia capturar mais bichinhos, para depois, claro, devolvê-los ao meio ambiente. Hoje, o animal que era abundante em toda a orla do Rio está praticamente extinto. E um dos motivos é a poluição, que contamina o plâncton e deixa os bichinhos sem alimento (poluição fora o pisoteio exagerado em áreas de grande movimento como Copacabana). E hoje, a gincana é bem diferente.

No próximo dia 19 de NOVEMBRO, o Instituto AQUALUNG, organização sem fins lucrativos que atua na área de preservação e educação ambiental, realiza  Projeto Tatuí de Limpeza de Praias de Ipanema. E o MUDA TUDO vai estar presente!

O evento foi criado pelo Instituto para chamar a atenção para a importância da defesa do meio ambiente e, em especial, dos animais marinhos.

Funciona assim: O AQUALUNG visita escolas e empresas durante meses, ressaltando a importância da educação ambiental, que muitas vezes acontece de filho para pai (e não ao contrário!). Cada instituição participante monta um time com várias duplas de pais e filhos, que se espalham pela praia e competem para ver quem recolhe mais lixo. A dupla vencedora leva um pingente de ouro em forma de Tatuí. E a deliciosa sensação de dever cumprido.

 Aqui no Rio, o Instituto AQUALUNG aposta no evento para conscientizar as pessoas sobre o impacto do lixo descartado por cada um de nós. E acredita que se educarmos nossas crianças (e adultos!), vamos ter um futuro mais limpo e melhor.

Para fazer parte, basta adquirir uma camiseta e ir para a praia com vontade de ser muito mais do que um. Porque um mais um é muito mais do que dois!

Você pode comprar a camiseta do evento no site: www.aqualung.com.br

 

 

 


 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe da Mentes de Ferro participou novamente com um grupo de estudantes que são apoiados pela organização e que irão participar de competições de corrida na Noruega.

 


 

 

 

 

Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618