CURSOS EM MEIO AMBIENTE
» 25 E 26 DE JULHO - CURSO DE DIREITO AMBIENTAL
Objetivo desse curso é proporcionar ao aluno, uma visão geral dos princípios do direito ambiental, competência dos órgãos federados no que diz respeito à extensão do impacto ambiental. Bem como, a responsabilidade civil por danos ambientais, infrações administrativas e Crimes Ambientais.

» 05 / 12 / 19 DE AGOSTO - CURSO DE AUDITOR INTERNO DO SGI
INSCREVA-SE AGORA! SÃO APENAS 8 VAGAS Objetivo do Curso: Proporcionar conhecimento atualizado das normas ABNT NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007, nos processos de auditoria de primeira (auditoria interna) e de segunda parte (com partes interessadas), possibilitando um diferencial da empresa no mercado e transmitindo credibilidade à sociedade de que suas práticas são legais e seguras e que buscam atender às expectativas de seus stakeholders. Metodologia: Aulas expositivas, benchmarking na empresa, com espaço para discussões interativas, estudo de casos e troca de experiências acerca dos temas abordados. Disponibilidade das normas ABNT ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, OHSAS 18001:2007 e ABNT NBR ISO 19011:2012, em meio eletrônico, para maior interatividade. Público alvo: Profissionais que desejam executar auditorias de primeira (interna) e segunda parte (em partes interessadas); participantes em geral que desejam melhorar seus conhecimentos sobre a norma e seus desempenhos; empresas que já possuam o SGQ implantados e estão migrando para a nova versão da ISO 9001:2015, ou ISO 14001:2015.

» Ver todos os cursos





APLICATIVO PEIXES MARINHOS - Identificação de peixes marinhos IPad, IPhone, e Ipod Touch
PROJETOS ECOLÓGICOS

Florestas do Brasil Limpeza na praia - A onda é preservar

PROTUBA - Projeto tubarões no Brasil

Artigos
» Home » Educação » Artigos » INSCREVA SUA ESCOLA OU SUA EMPRESA NO PROJETO TATUÍ 2017 - NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DA TERRA QUE SERÁ REALIZADO NO SÁBADO 16 DE SETEMBRO!
INSCREVA SUA ESCOLA OU SUA EMPRESA NO PROJETO TATUÍ 2017 - NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DA TERRA QUE SERÁ REALIZADO NO SÁBADO 16 DE SETEMBRO!
fevereiro 2017



Inscreva sua escola ou sua empresa no Projeto Tatuí de Limpeza de Praias 2017 que será realizado no sábado 16 de setembro, no Dia Mundial de Limpeza da Terra.

 

 

No sábado 16 de setembo o Instituto Ecológico Aqualung estará realizando a nona edição consecutiva do maior evento de limpeza de praias da cidade do Rio de Janeiro.

Serão mais de oitocentos participantes vindos de escola e de empresas que estarão mostrando para toda nossa sociedade a importância de cuidarmos dos nossos resíduos para que não prejudiquem o meio ambiente.

Já estão confirmadas as participações das escolas OLM – Our Lady of Mercy School, Escola Nova da Gávea, e da Escola Franco Brasileiro, além de alunos do Projeto Run for Life da ONG Casa de Noruega e da Equipe BR Marinas.

 


No último evento realizado em março em Ipanema foram mais de 250 Kg de lixo recolhidos em quatro horas. Esta ação de conscientização contou com o apoio da Mentes de Ferro, que organizou juntamente com o Estúdio Maiis (Movimento Aplicado Integrado Inteligente e Saudável), uma clínica de corrida para as crianças e da Deep Freeze congelados, que doou as sacolas biodegradáveis para a coleta. A Muda Tudo - portal de notícias, que participa de todos os eventos do Projeto Tatuí, também esteve presente ajudando a divulgar essa campanha em todo o país.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas e estudos recentes mostram que resíduos plásticos já estão sendo consumidos em grande escala pela vida marinha, sendo encontrados em mais de 35% de todas as tartarugas e aves marinhas. As previsões são muito alarmantes e mostram que se nada for feito, em 2050 mais de 90% de toda a vida marinha estará se alimentando de plásticos, tornando-se imprópria para o consumo humano.

O objetivo do Instituto Ecológico Aqualung é de realizar eventos mensais em toda a orla do Rio de Janeiro envolvendo em cada ação comunidades próximas, como escolas e empresas. E com isso ajudar a aumentar a conscientização da população sobre esse tema e reduzir a quantidade de resíduos que acabam indo parar de forma indevida no mar.

As empresas e escolas que quiserem aderir a esta campanha de Educação Ambiental deverão entrar em contato com o instituto através deste e-mail: luca.institutoaqualung@gmail.com.

 

  


 

 

Se você também acha que a educação ambiental é fundamental para a proteção do nosso meio ambiente marinho, pode se associar ao projeto a partir de apenas R$ 10,00 ao mês, e ajudar a financiar essas campanhas:
http://www.institutoaqualung.com.br/Site/Conteudo/ClubeAssociado.aspx

 



 

Ajude nosso meio ambiente e divulgue esta campanha na sua empresa e nas suas mídias!

 

 

 

 

 

 

 

 


Para informações de como participar: luca.institutoaqualung@gmail.com

 

 

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA!

Quem mora no Rio e já comemorou pelo menos 3 décadas de vida sabe a diversão que era “catar tatuí” na praia. Para quem é um pouco (ou muito) mais jovem, aqui vai uma rápida explicação desse clássico carioca.

O tatuí é um mini crustáceo de uns 2 centímetros de comprimento, 10 patinhas, praticamente transparente, que vive principalmente nas praias, naquele lugar onde a onda bate, volta e deixa a areia molhada. Os tatuís aparecem exatamente no momento em que a onda volta, e é fácil localizar cada um pelo “burburinho” que ele faz debaixo da areia. São as antenas capturando microalgas que vivem em suspensão, sobre o mar. É fácil não. Era fácil...

Até a década de 90, era comum ver crianças com baldinhos na beira do mar coletando tatuís e fazendo gincana para ver quem conseguia capturar mais bichinhos, para depois, claro, devolvê-los ao meio ambiente. Hoje, o animal que era abundante em toda a orla do Rio está praticamente extinto. E um dos motivos é a poluição, que contamina o plâncton e deixa os bichinhos sem alimento (poluição fora o pisoteio exagerado em áreas de grande movimento como Copacabana). E hoje, a gincana é bem diferente.

No próximo dia 19 de NOVEMBRO, o Instituto AQUALUNG, organização sem fins lucrativos que atua na área de preservação e educação ambiental, realiza  Projeto Tatuí de Limpeza de Praias de Ipanema. E o MUDA TUDO vai estar presente!

O evento foi criado pelo Instituto para chamar a atenção para a importância da defesa do meio ambiente e, em especial, dos animais marinhos.

Funciona assim: O AQUALUNG visita escolas e empresas durante meses, ressaltando a importância da educação ambiental, que muitas vezes acontece de filho para pai (e não ao contrário!). Cada instituição participante monta um time com várias duplas de pais e filhos, que se espalham pela praia e competem para ver quem recolhe mais lixo. A dupla vencedora leva um pingente de ouro em forma de Tatuí. E a deliciosa sensação de dever cumprido.

 Aqui no Rio, o Instituto AQUALUNG aposta no evento para conscientizar as pessoas sobre o impacto do lixo descartado por cada um de nós. E acredita que se educarmos nossas crianças (e adultos!), vamos ter um futuro mais limpo e melhor.

Para fazer parte, basta adquirir uma camiseta e ir para a praia com vontade de ser muito mais do que um. Porque um mais um é muito mais do que dois!

Você pode comprar a camiseta do evento no site: www.aqualung.com.br

 

 

 


 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe da Mentes de Ferro participou novamente com um grupo de estudantes que são apoiados pela organização e que irão participar de competições de corrida na Noruega.

 


 

 

 

 

Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618