Educação
» Home » Educação » Cursos em Meio Ambiente » 26 DE AGOSTO CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA NA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANOS E PROJETOS AMBIENTAIS 152 HORAS
26 DE AGOSTO CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA NA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANOS E PROJETOS AMBIENTAIS 152 HORAS

26 DE AGOSTO - 02 / 23 / 30 DE SETEMBRO

CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA NA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANOS E PROJETOS AMBIENTAIS

MÓDULO 1: PEI (36 HORAS)

O Plano de Emergência Individual (PEI) é o documento ou conjunto de documentos que contém as informações e descreve os procedimentos de resposta rápida para casos de acidentes que possuem riscos de poluição ambiental. Esse plano é necessário para o funcionamento de fábricas, armazéns, portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares e de qualquer atividade que possui um risco de causar algum incidente de poluição, decorrente de suas atividades.

O Plano de Emergência Individual deve garantir no ato de sua aprovação, a capacidade da instalação para executar, de imediato, as ações de respostas previstas para atendimento aos incidentes de poluição por óleo, nos seus diversos tipos, com emprego de recursos próprios, humanos e materiais, que poderão ser complementados com recursos adicionais de terceiros, por meio de acordos previamente firmados.
As ações de respostas são estabelecidas a partir da definição dos cenários de derrame de óleo e simulação da dispersão das manchas no corpo hídrico, são levantadas as características socioambientais dos ambientes com potencial para serem afetados, com vista ao estabelecimento das táticas e técnicas de atuação emergencial. Da mesma maneira, o PEI define o dimensionamento dos recursos humanos e materiais para intervenção, a organização e fluxo de comunicação, as medidas de recuperação de áreas atingidas, política de treinamentos das equipes e os mecanismos de gestão e atualização do próprio plano.
O que será abordado:

-Conama 398 intepretação.
-Elaboração do Plano.
-Execução do plano.
-Treinamento de emergência.
-Elaboração.
-Conama 293.

 

MÓDULO 2: PGRS ( 36 HORAS)

07 / 14 / 21 / 28 DE OUTUBRO

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental, que comprova a capacidade de uma empresa de gerir de modo ambientalmente correto todos os resíduos que gera. Ele oferece uma segurança de que os processos produtivos serão controlados, minimizando a geração de resíduos na fonte, reduzindo e evitando grandes poluições ambientais e suas consequências para a saúde pública e desequilíbrio da fauna e da flora.

O que será abordado:
-Legislação na gestão de resíduos sólidos:
-Exemplo de projeto de resíduos sólidos (PGRS).
- Elaboração de plano de gerenciamento de resíduos.
-Implantação de Plano de gerenciamento de resíduos
-Gerenciamento de resíduos de saúde.
-Gerenciamento de resíduos líquidos.
-gerenciamento de resíduos sólidos.

MÓDULO 3: Elaboração de Politica Ambiental (36HORAS)

04 / 11 / 18 / 25 DE NOVEMBRO

Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta política ambiental deve ser norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.

Atualmente, quase todos os governos e grandes empresas possuem políticas ambientais. Além de mostrar para os cidadãos e consumidores quais são os princípios ambientais seguidos, as políticas ambientais servem para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico e urbano.

Estas políticas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e preservação ambiental. São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).

O que será abordado:

- Adoção de processos de reciclagem.

- Ações que visem à redução do consumo de energia.

- Ações práticas para evitar o desperdício de água, incentivando o seu consumo racional.

- Planejamento urbano adequado por parte dos governos. Nestas ações são importantes a preservação de áreas verdes e projetos de arborização urbana.

- Uso, sempre que possível, de fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar.

- As empresas que geram qualquer tipo de poluição em seu processo produtivo devem adotar medidas eficazes para que estes poluentes não sejam despejados no meio ambiente (ar, rios, lagos, oceanos e solo).

- As empresas devem criar produtos com baixo consumo de energia e, sempre que possível, usar materiais recicláveis.

- Criação de projetos governamentais voltados para a educação ambiental, principalmente em escolas.

- Implantação das normas do ISO 14000 e obtenção do certificado.

MÓDULO 4: Projetos Socioambientais. (36 HORAS).

02 / 09 /10 / 16 DE DEZEMBRO

Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.

O que será abordado:
-Criação do projeto.
-Objetivos.
-metodologia.
-Aplicação na empresa.
- Integração de Social e ambiental.
-Criação de projetos.
-legislação aplicada a projetos.


MÓDULO 5: LAIA - (24 HORAS)

06 / 13 / 20 DE JANEIRO 2018

O LAIA é um estudo destinado à identificação e avaliação da significância dos aspectos ambientais. Para o entendimento do LAIA, é importante entender as definição de Aspecto e Impacto ambiental. Nesse estudo será avaliado o consumo de água, consumo de energia, geração de resíduos e risco de incêndio e explosão.
Os benefícios do LAIA são de excelência no sistema de gestão ambiental, pontuação na implantação de certificação ambiental, agregação nos processos de licenciamento entre outros.

O que será abordado:

-Aplicação na ISO 14001.
-Aspecto ambiental interpretação.
-Impacto Ambiental.
-Objetivo do uso do LAIA.
-Implantação.
-Elaboração do Laia.
-Aplicação na empresa.

TODAS OS SÁBADOS A PARTIR DE 26 DE AGOSTO DAS 09:00 ÀS 17:00 HORAS

LOCAL: Ateliê Oriente - Rua do Russel 300 sala 401 - Glória - RJ - Próximo à estação Glória do metrô.

Carga horária total de 152 horas

Investimento por módulo de 36 horas ( quatro sábados mais trabalhos de casa) R$ 1.800,00

Desconto de 5% para pagamento à vista.

Desconto geral de 10% para quem fizer todos os módulos.

FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito em conta ou no dia do curso.

Pagamentos semanais de R$ 450,00

Número máximo de participantes: 12

Os participantes receberão um certificado ao final do curso para cada módulo.

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
luca.institutoaqualung@gmail.com

21-98464.7618 - 21-3734.7618

PROFESSOR:
Nome: João Fellipe Neves
Gestor ambiental(UGB-FERP), Engenheiro ambiental(UCB) e auditor e perito ambiental -especialista( Estácio de sá).
Gestor ambiental na empresa BR Marinas, responsável pelo licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos, plano de emergência individual, elaborador dos projetos socioambientais Br Marinas, organizador de eventos sustentáveis, responsável pela emergência ambiental, elaborador de Planos de gerenciamentos de resíduos.
Professor nas disciplinas, pericia ambiental, auditoria ambiental, gestão ambiental, Recuperação de áreas degradadas (RAD), direito ambiental, ecologia, química, biologia, licenciamento ambiental, projetos ambientais, segurança do trabalho e ética no trabalho.

 


 

faça sua inscrição online imprimir ementa do curso Ver todos os cursos disponíveis »

Quer receber periodicamente nossas programações de cursos por e-mail? Clique aqui.

Veja também, Apresentação, Histórico e Corpo Docente


Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618