Educação
» Home » Educação » Cursos em Meio Ambiente » 30 DE NOVEMBRO - PROF. BIANCA AMORIM - RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE GRI COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
30 DE NOVEMBRO - PROF. BIANCA AMORIM - RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE GRI COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

30 DE NOVEMBRO - PROF. BIANCA AMORIM - RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE GRI COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Público Alvo: Profissionais de áreas afetas à sustentabilidade organizacional, como: comunicação, recursos humanos, meio ambiente, qualidade, segurança, relações públicas, entre outros interessados.

Objetivo: Capacitar profissionais de organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o planejamento, desenvolvimento e comunicação do Relatório de Sustentabilidade, em alinhamento com as diretrizes G3 e G4 da GRI – Global Reporting Initiative.

Conteúdo Programático:

I – Evolução, estado da arte e desafios futuros para a Sustentabilidade

2- Análise da evolução do conceito de sustentabilidade

3- Distintos olhares e percepções sobre os aspectos e impactos da sustentabilidade: governo, empresas e terceiro setor : Ética, sustentabilidade, transparência, governança corporativa e accountability

4- O estado da arte da sustentabilidade: principais organizações, ferramentas e aplicações

5- Para onde vai a sustentabilidade? Tendências e possibilidades estratégicas II – Relatório de Sustentabilidade GRI

6- A expectativa da sociedade para os Relatórios de Sustentabilidade

7- Princípios para assegurar a qualidade do processo de relato

8- Estabelecimento do limite do relatório

9- Conteúdo do relatório: Estratégia e Análise, Perfil Organizacional, Parâmetros para o Relatório, Governança, Compromissos e Engajamento, Forma de Gestão e Indicadores de Desempenho. III – Indicadores de Desempenho GRI

10- Forma de Gestão

11- Desempenho Econômico

12- Desempenho Ambiental

13- Desempenho Social

14- Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente

15- Direitos Humanos

16- Sociedade

18- Responsabilidade pelo Produto

  Processo de elaboração do Relatório de Sustentabilidade GRI:

Prepare: Quem serão os leitores? Como será o processo de relato? Quais recursos podem ser utilizados? Qual será o tema do relatório? Qual o contexto da sustentabilidade adotado pela empresa?

Conecte-se: Quem são os stakeholders? Quantos são? Onde estão? Qual o nível de responsabilidade, influência, proximidade, dependência e representatividade? Como eles podem influenciar no processo de decisão da empresa? Quais estariam engajados diretamente e indiretamente? Como dialogar com eles?

Defina: Quais temas são materiais para a empresa? E para os stakeholders? Quais temas deverão ser priorizados? Quais serão as suas metas? Em quais indicadores GRI estes temas estão relacionados? Qual será a abrangência dos temas e indicadores relevantes? Qual será o limite do relatório?

Monitore: Como ocorre a verificação e o monitoramento dos processos? Como a empresa garante a qualidade das informações? Como acompanhar o alcance das metas? Como a empresa observa os princípios do equilíbrio, comparabilidade, exatidão, clareza e confiabilidade nos dados coletados?

Comunique: A organização está preparada para publicar o relatório? Qual será a melhor forma de comunicar, redigir, finalizar e publicar o relatório? Podemos nos preparar para o próximo ciclo?

Mudanças Significativas da GRI G4:

Níveis de Aplicação
Forma de Gestão
Governança
Cadeia de Suprimentos
Estrutura e Formato das Diretrizes GRI
O Processo de Relato
Definição de Conteúdo e Limites do Relatório de Sustentabilidade
 

DATA: 30 DE NOVEMBRO

LOCAL: ESPAÇO EXECUTIVO - Rua Conselheiro Saraiva 28 sala 1001 - Centro

HORÁRIO: DAS 09:00 às 17:30 HORAS

CARGA HORÁRIA 08 HORAS

INVESTIMENTO: R$ 590,00

DESCONTOS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES E ASSOCIADOS

Faça sua inscrição online na parte inferior desta página.

Para maiores informações: luca.institutoaqualung@gmail.com

21-3734.7618   21- 98464.7618

 


PROFESSORA BIANCA AMORIM

É Mestranda em Sistemas de Gestão, com ênfase em Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Especialista em Responsabilidade Social Corporativa, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Coach, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Consultora, instrutora e auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, pelo Bureau Veritas. Professora da Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de Operações e Recursos Humanos. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF/LATEC), no MBA de Gestão de Negócios Sustentáveis (GNS). Professora da Universidade Castelo Branco (UCB), no MBA de QSMS, Engenharia Ambiental e Gerenciamento de Projetos. Vivência em Planejamentos Estratégicos, gerenciamento de projetos, programas e projetos de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Preparação de empresas para certificação ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001 e Sistema de Gestão Integrado (SGI), bem como implantação de programas e diretrizes socioambientais sustentáveis, tais como Global Compact, ISE-BOVESPA, Global Reporting Initiative (GRI), a norma internacional ISO 26000, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


faça sua inscrição online imprimir ementa do curso Ver todos os cursos disponíveis »

Quer receber periodicamente nossas programações de cursos por e-mail? Clique aqui.

Veja também, Apresentação, Histórico e Corpo Docente


Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618