Educação
» Home » Educação » Cursos em Meio Ambiente » Corpo Docente
Apresentação
Histórico:

O Instituto Ecológico Aqualung, criado em 1994, começou a ministrar cursos na área de meio ambiente em maio de 1999. Houve grande aceitação dos cursos pelo mercado e profissionais atuantes na área. Dois fatores foram importantes para que isso ocorresse: o grande respeito que o Instituto conquistou com seu trabalho sério e inovador e a formação de uma equipe de professores do mais alto nível, atuantes em instituições renomadas como a UFRJ, a COPPE e a UERJ.

A certeza de que os cursos do Instituto são respeitados e valorizados é refletida pelo fato de mais de 150 empresas e instituições, dentre elas multinacionais e nacionais de grande porte (veja relação), já terem inscrito seus funcionários para participar dos nossos cursos. Até o momento já emitimos mais de 1.500 certificados.



Coordenação e Organização dos cursos:
Organização geral: Marcelo Szpilman

Corpo Docente:

Aline Guimarães Monteiro (Engenheira Química. Mestra e Doutoranda em Planejamento Energético e Ambiental na COPPE/UFRJ)

Anamir Alcântara (Engenheira, com Pós-graduação em Engenharia de Segurança e Gestão Ambiental, com 17 anos de experiência na área de saneamento sanitário).

Ana Paula Rodrigues (Bióloga com pós-graduação em Ensino de Ciências pela UERJ e pós-graduação em Ciências Ambientais pela UFRJ. Consultora pedagógica da Editora Ática e Canal Futura).

Alvaro Bezerra de Souza Junior - Engenheiro Mecânico, com Mestrado e Doutorado em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ. Consultor do Ministério do Meio Ambiente sobre análise e gerenciamento de riscos das atividades do setor petrolífero no Brasil. Atua na Golder Associates Brasil como especialista sênior em análise e gerenciamento de risco.

Álvaro Ferreira - Mauricio Engenheiro Industrial Mecânico (UFF); Engenheiro da Qualidade, pela Petrobras; Engenheiro de Meio ambiente, pela KBR / Halliburton; Coordenador da Segurança, Meio ambiente e Saúde – SMS, para a Transpetro/Petrobras e para o gasoduto GASYRG – Yacuíba - Bolívia, experiência em processos de auditorias externas nacionais (BUREAU VERITAS, ABS e INSTITUTO VANZOLINI) e internacionais (VOLVO, BUREAU VERITAS e FORD ).

Carla Cardozo Assad - Assistente Social e Administradora Hospitalar. Atuação em Administração com enfoque em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e Higiene Hospitalar. Integrante do grupo de resíduos de serviços de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Brasília. Consultora da UNESCO em Gestão de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde. Coordenadora do Grupo Técnico de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde no município do Rio de Janeiro /COMLURB /PREFEITURA. Membro do Grupo Técnico de Resíduos de Serviços de Saúde da Diretoria de Fiscalização Sanitária do Estado. Palestrante e Representante da COMLURB sobre as práticas de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e Higiene Hospitalar.

Cezar Pires (Engenheiro Hidrólogo, Mestre em Engenharia Civil-Recursos Hídricos pela COPPE / UFRJ e Doutorando em Engenharia Ambiental pela COPPE / UFRJ)

Cláudia do Valle Costa (Engenheira mecânica. Mestre e Doutoranda em Planejamento Energético e Ambiental da COPPE/UFRJ)

Cristiane Andrade de Lima - Engenheira Química (UERJ), M.Sc. em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ, 2004). Doutoranda do programa de pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ). Atua como analista de risco ambiental na Golder Associates Brasil. Possui cerca de 6 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de avaliação de risco a saúde humana e ecológico, atuando como coordenadora técnica em diversos projetos realizados para empresas dos setores químico, petroquímico e de mineração.

Eduardo Maciel - Biólogo formado pela Universidade Santa Úrsula, com Pós-Graduação em Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou no Instituto Estadual de Florestas - IEF/RJ (Órgão responsável pela política florestal do Estado do Rio de Janeiro), durante o período de 2000-2007. Foi chefe da DICRAM/IEF/RJ (Divisão de Conservação de Recursos Ambientais), responsável pela elaboração de diversos projetos de pesquisa, levantamentos de fauna, Planos de Manejo de Unidades de Conservação Estaduais, operações de combate à caça e ao tráfico de animais, além da supervisão e colaboração técnica do Centro de Triagem de Animais Silvestres/RJ do IBAMA. Atualmente é consultor de fauna e professor do curso de Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula e da Pós-graduação em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais selvagens do SENAC.

Élida Seguin (Defensora Pública, com Mestrado e Doutorado em Direito Público pela UFRJ)

Elizabeth do Nascimento Carvalho (Engenheira química com Pós-graduação em Engenharia de Segurança pela PUC)

Fernando Altino (Químico Industrial da Bayer com Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental)

Francisco Carrera - Advogado Mestre em Direito da Cidade - UERJ, Pós Graduado em Auditorias e Perícias Ambientais, Sócio Titular da Carrera Advogados, Professor Coordenador de diversos cursos de pós graduação em Direito Ambiental em Vários Estados do Brasil, autor e co-autor de diversos livros de Direito Ambiental e temas afins, Assessor Jurídico de Prefeituras Municipais, Câmaras legislativas, ONGS, OSCIPs, professor do Instituto a Vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes, Membro de diversos Conselhos de Meio Ambiente, Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, ASSESSOR I da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Glaucia Eliza Gama Vieira (Mestre em Ciências pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em reaproveitamento de resíduos sólidos industriais na Universidade Federal Fluminense)

Gustavo Henrique de Sousa Araújo (Engenheiro Agrônomo com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela UFRJ)

Heloísa Borges (Geóloga, Mestre em Geociências pela UFRJ e M.Sc. e Ph.D. em Oceanografia Costeira no Marine Sciences Research Center, State University of New York - USA)

Hugo Portocarrero - Doutorando do programa de Engenharia Civil da PUC-Rio; Mestre em Geografia pela UFRJ; Orientação de monografias (nas áreas de hidrologia, recuperação de áreas degradadas e políticas relacionadas às mudanças climáticas globais); Bacharel e Licenciado em Geografia. Desenvolvimento de Tese no Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas em Aeroportos, convênio entre Embrapa Solos e INFRAERO. Participação na elaboração do EIA/RIMA e no monitoramento das unidades vegetacionais do Mangue do Entorno da REDUC; Execução de caracterização pedológica e avaliação do estado de conservação das terras para a PETROBRÁS; Atuação em perícia ambiental envolvendo mineradoras para 3ª Vara Cível.

Ilan Chamovitz (Administrador. Especialista em Tecnologia da Informação pela FGV, Mestre em Informática pela UFRJ e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ).

Jocelene Ormond - Palestrante de Cursos de Meio Ambiente, Reciclagem, Aproveitamento Integral dos Alimentos e Classificação de Material Reciclável; Sócia-proprietária da Empresa Zeus Egito Ltda; Responsável Química da Empresa Nabor Indústria e Comércio de Borracha Ltda. Foi supervisora da Empresa Oliflex Indústria e Comércio de Borracha.

José Aurélio S. Ferreira - Engenheiro Mecânico; Pós Graduado em Engenharia Econômica e Gestão Industrial (UFRJ), Pós Graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); Auditor Líder Certificado no IRCA no A008076 ; trabalhou como auditor e consultor para implantação de sistemas de gestão pelo IBQN; atualmente é Engenheiro de Logística de Materiais de Furnas Centrais Elétricas S/A e Coordenador de Cursos presenciais do Instituto Ecológico Aqualung.

Karla Cristina de Souza (Física com Mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Doutoranda em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ)

Lúcia Helena Xavier (Bióloga pela UFRJ com Mestrado em Gestão Ambiental pela Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e especialista em Educação Ambiental pelo SENAC)

Luiz Dias da Mota Lima - Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Atuação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na área de arborização urbana; Especialização em Geologia Ambiental no Museu Nacional; Mestrado em Geografia, na área de Planejamento ambiental; Desenvolvimento e implantação de projetos na área de manejo de propriedades agrícolas.

Luiz Henrique de Souza Lúcio (Químico Industrial da Bayer e Consultor de Implantação e Implementação de Estação de Tratamento de Efluentes e Tratamento e Destinação de Resíduos Industriais)

Luiz Penna Franca (Engenheiro ambiental, com Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Manhattan College, EUA, e Doutorado em Planejamento Regional no Programa de Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ)

Márcio Tavares (Oficial da Marinha Mercante, com Mestrado em Gestão Ambiental da Produção (COPPE/UFRJ), Pós-gradução em Gestão de Sistemas Portuários (UFRJ/CIAGA) e Pós-graduação em Gerenciamento de Transportes Marítimos (UFRJ/CIAGA))

Marco Antônio Justino (Químico da Petrobrás/REDUC com Pós-graduação em Ciências Ambientais pela UFRJ)

Marianina Impagliazzo - Doutoranda do programa de pós graduação em políticas públicas e formação humana da UERJ, mestra em educação pela UERJ, pós graduada em educação ambiental pelo SENAC, sensoriamento remoto e geoprocessamento pelo INPE, gestão ambiental pela FIJ, informatica educativa pela SME, psicopedagogia pela UFRJ e tecnologa educacional pela ABT.

Milton Mendes - Engenheiro mecânico, Pós Graduado em Análise de Sistemas; Cursos de especialização no exterior; Experiência Profissional como Gerente Técnico da Certificadora TÜV Rheinland Brasil; Gerente Técnico da Certificadora BRTÜV; Auditor Líder do IBQN; Bayer do Brasil S.A; NUCLEN; TREU S.A.; Worthington S.A. Máquinas -Vivencia na avaliação de sistemas de gestão em empresas nos setores industrial e de serviços, principalmente certificação ISO 9000; experiência na coordenação e gerenciamento nas áreas de Projeto e Qualidade; experiência em consultoria na área de Tecnologia de Informação; experiência nas áreas de projeto em plantas químicas (incluindo análise de falhas) e nuclear.

Patrícia Batista Melo Lopes - Mestrado em Geologia, UERJ; Pós-Graduação Latu Sensu - Geologia do Quaternário, UFRJ; Atuação no Laboratório Nequat para elaboração de mapas geomorfológicos, hipsométricos, geológicos, perfis geomorfológicos, geração de banco de dados, tratamento dos dados, etc; Participação no Projeto da CONCER em trabalhos de vistorias, coleta de amostras de solos, análise de riscos de deslizamentos de terra, e elaboração de relatórios de perícias ambientais no município de Petrópolis, RJ. Elaboração de Mapa de Danos Ambientais da APA Petrópolis para a Prefeitura de Petrópolis (2005). Mapeamento realizado através de fotos aéreas e imagens de satélite para identificação dos danos ambientais (desmatamentos, queimadas, presença de lixo, voçorocas, etc.) encontrados na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis.

Paulo Cezar da Silva (Químico com especialização em Ciências Ambientais. 17 anos de experiência na área industrial petroquímica - TEXACO BRASIL S.A. Fábrica de Lubrificantes – Laboratório)

Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho (Economista da Diretoria de Pesquisa do IBGE, com Mestrado em Economia pela UNICAMP e Doutorado em Economia pela UFRJ)

Renato Ferreira Nicolau (Engenheiro de produção civil com MBA em Finanças pela PUC/RJ e MBE-Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. Coordenador de Meio Ambiente da Petrobras Distribuidora)

Ricardo Braun (Biólogo com pós-graduações em Avaliação de Impacto Ambiental pela Universidade de Aberdeen, Escócia, e Planejamento de Recursos Naturais pela CIDIAT, Venezuela, e Doutorando em Planejamento Ambiental pela Universidade de Aberdeen, Escócia)

Ricardo França Nunes da Rocha - Coordenador de Meio ambiente e Distribuição da Petróleo Ipiranga, Químico, com MBA em Gestão Ambiental e Tecnológica e professor da Univ. Estácio de Sá.

Rogério Bustamante (Engenheiro Civil. Membro do Instituto de Engenharia Legal - IEL – RJ e Consultor de empresas na área de construção civil e engenharia legal)

Sandra Maria Gomes Thomé (Doutora em Epidemiologia Experimental, Especialista em Patologia e Professora de Medicina Preventiva e Saúde Pública).

Vânia Marques M.Sc. Veterinária, com mestrado em Ciência Ambiental (UFF/PGCA), especialização em Gestão Empresarial (FDC) e Gestão de Negócios Sustentáveis (UFF/LATEC) Experiência em gestão no sistema financeiro, professora e consultora em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Participa de grupos de discussão como: criação da Norma ABNT NBR 16001 e ISO 26000 de RS e revisão das Diretrizes GRI 2002. Ubiratan Josinei Barbosa Vasconcelos - Biólogo, Especialista em Perícia Judicial Ambiental, Empresário, Responsável Técnico da Empresa: Sanbrastine Auditoria e Assessoria Ambiental LTDA.

Waldyr de Andrade Guimarães - Engenheiro Mecânico, Pós Graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, Pós Graduado em Engenharia de Segurança pelo Centro Federal e Tecnológico do Rio de Janeiro, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBE em Engenharia Ambiental pela UFRJ. Consultor de Segurança e Meio Ambiente da Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Durante 6 anos Coordenador de filiais da Tropical transportes Ipiranga atuando em atendimentos a emergências e gestão de transporte de produtos perigosos.

Zuléica Carmen Castilhos (Farmacêutica-Bioquímica, Mestre em Bioquímica e Doutora em Geoquímica Ambiental) .

Grade de Cursos:

Tipo Conceitual (23 temas): Aplicação da Geologia em Estudos Ambientais ; Aplicação da Oceanografia Básica em Estudos Ambientais; Auditoria Ambiental ; Biodiversidade ; Certificação e Credenciamento para Laboratórios ; Clima, Energia e Sustentabilidade ; Controle da Poluição ; Desenvolvimento Sustentável e Certificação ISO 14001 ; Direito da Cidade ; Economia do Meio Ambiente ; Educação Ambiental ; Estatística Ambiental ; Gestão da Informação em Educação Ambiental ; Impactos Ambientais sobre a Saúde Humana ; Indicadores Ambientais ; Introdução às Normas ISO 14000 ; Indicadores Sócio-ambientais na Gestão Ambiental ; Legislação Ambiental ; Mudanças Climáticas ; Políticas Públicas Ambientais ; Qualidade e Meio Ambiente ; Química Ambiental ; Responsabilidades Ambientais nas Empresas.

Tipo Instrumental (30 temas): Auditor Ambiental ; Avaliação de Impactos Ambientais ; Avaliação de Risco à Saúde Humana e ao Meio Ambiente: Controle da Qualidade da Água ; Destinação e Aproveitamento de Resíduos Sólidos Industriais ; Energia Limpa ; Ferramentas de Auditoria Ambiental ; Geoprocessamento ; Gerenciamento de Resíduos ; Gerenciamento de Resíduos Urbanos ; Gerenciamento de Subprodutos (Resíduos Sólidos) ; Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável ; Gestão Ambiental Municipal ; Gestão de Poluição ; Impacto Ambiental e Licenciamento ; Instrumentação Ambiental ; Instrumentos de Planejamento e Gestão Ambiental ; Métodos de Análise, Avaliação e Auditoria Ambiental ; Métodos e Técnicas de Pesquisa Ambiental ; Modelagem de Sistema Ambiental ; Normas e Legislações Ambientais ; O Método ZOPP como Instrumento de Análise, Planejamento e Gerenciamento Ambiental ; Perícia Ambiental ; Poluição Industrial ; Responsabilidade Social Corporativa ; Segurança, Produção e Meio Ambiente ; Sistema Ambiental ; Sistema de Gestão Integrada ; Sistemas Integrados de Gestão ; Valoração Econômica de Danos Ambientais.

Tipo Aplicado (23 temas): Auditoria Ambiental de SGA ; Auditoria Ambiental do SED ; Auditoria Ambiental Interna ; Avaliação Ambiental Estratégica ; Bench-marketing na Indústria ; Educação Ambiental em Comunidades ; Educação Ambiental em Empresas e Indústrias ; Educação para Gestão Ambiental ; Gestão e Certificação Ambiental para Turismo e Hotelaria ; Gestão de Recursos Hídricos ; Impacto Ambiental e Licenciamento II ; Impactos da Atividade Turística ; ISO 14001 - Certificação ; Perícia Ambiental II ; Perícia Ambiental Cível ; Perícia de Seguro Ambiental ; Planejamento Ambiental ; Práticas de Auditoria Ambiental ; RAD em Bacias Hidrográficas ; RAD nos Ambientes Urbanos e Industriais ; RAD nos Ambientes Rurais e Agroflorestais ; Sistema de Gestão Ambiental ; Zoneamento Ecológico - Econômico.




Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618