Preservação
» Home » Preservação » Projetos Ecológicos do Instituto » Fundação OndAzul
Apoio aos Projetos Ecológicos
Fundação OndAzul
Fundação OndAzul

Fundação OndAzul

Por meio de campanhas educacionais, a Fundação Ondazul tem o objetivo de alertar as pessoas em geral para a necessidade de preservação das praias, rios e lagoas.

Origem e objetivos - Criada em 1989, como Movimento Ondazul, por Gilberto Gil, dentro de seu mandato como vereador na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto tinha como objetivo inicial alertar, as pessoas em geral, para a necessidade de preservação das águas e suas adjacências. Havia, naquela época, muito pouco enfoque para os problemas do "azul", ao contrário do "verde", já bastante representado e difundido através de inúmeras entidades e projetos.

Em 1990, o Movimento é então institucionalizado como Fundação Ondazul (privada e sem fins lucrativos), tendo como presidente Gilberto Gil e um conselho curador composto de nomes de expressão nacional como Fábio Feldman e Fernando Gabeira, entre outros.

Campanhas de educação ambiental

NAVEGAR É PRECISO, SUJAR NÃO É PRECISO - Objetivos: chamar a atenção para a necessidade de proteger, contra as agressões ambientais e a poluição, a Baía de Todos os Santos, em Salvador.

BARRA LIMPA, BARRA LINDA - Objetivos: introduzir um programa anual de limpeza das praias de Salvador.

O MAR NÃO PODE MORRER NA PRAIA - Objetivos: chamar a atenção para a necessidade de preservação do mar e das praias, a nível nacional.

A PRAIA É PÚBLICA, NÃO É PRIVADA - Objetivos: alertar as pessoas de que as praias não são "latrinas" onde se pode jogar o que quiser (essa campanha, criada pela W/BRASIL, foi veiculada na TV Globo).

Visite o site da Fundação Ondazul em http://www.ondazul.org.br.



Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618