CURSOS EM MEIO AMBIENTE
» 18 / 25 DE NOVEMBRO 09 / 16 DE DEZEMBRO : CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE POLÍTICA AMBIENTAL
Este curso foi desenvolvlido para formar especialistas na elaboração e implantação de Planos e Projetos Ambientais com foco nos seguintes planos: Plano de Emergência Individual (PEI) - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) - Elaboração de Política Ambiental - Projetos Socioambientais e Elaboração de Projetos Socioambientais.

» 16 / 17 / 21 DE NOVEMBRO - CURSO DE AUDITOR INTERNO DO SGI
INSCREVA-SE AGORA! SÃO APENAS 8 VAGAS Objetivo do Curso: Proporcionar conhecimento atualizado das normas ABNT NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007, nos processos de auditoria de primeira (auditoria interna) e de segunda parte (com partes interessadas), possibilitando um diferencial da empresa no mercado e transmitindo credibilidade à sociedade de que suas práticas são legais e seguras e que buscam atender às expectativas de seus stakeholders. Metodologia: Aulas expositivas, benchmarking na empresa, com espaço para discussões interativas, estudo de casos e troca de experiências acerca dos temas abordados. Disponibilidade das normas ABNT ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, OHSAS 18001:2007 e ABNT NBR ISO 19011:2012, em meio eletrônico, para maior interatividade. Público alvo: Profissionais que desejam executar auditorias de primeira (interna) e segunda parte (em partes interessadas); participantes em geral que desejam melhorar seus conhecimentos sobre a norma e seus desempenhos; empresas que já possuam o SGQ implantados e estão migrando para a nova versão da ISO 9001:2015, ou ISO 14001:2015.

» Ver todos os cursos





APLICATIVO PEIXES MARINHOS - Identificação de peixes marinhos IPad, IPhone, e Ipod Touch
PROJETOS ECOLÓGICOS

Florestas do Brasil Limpeza na praia - A onda é preservar

PROTUBA - Projeto tubarões no Brasil

Preservação
» Home » Preservação » Projetos Ecológicos do Instituto » Projeto Tubarões no Brasil
Projetos Ecológicos do Instituto
Projeto Tubarões no Brasil
Projeto Tubarões no Brasil

O Projeto Tubarões no Brasil - PROTUBA

A ameaça à sobrevivência dos tubarões, representada pela pesca comercial predatória, é progressiva, constante e silenciosa. Se nada for feito, algumas espécies poderão ser consideradas extintas muito em breve.

Levantar essa bandeira é imperativo. Somente uma atuação séria e dedicada, focada nas ações efetivas de longo prazo, com medidas rigorosas de proteção, poderá salvar diversas espécies da extinção.

Deixar de ver os tubarões como feras assassinas e ter a consciência de que eles exercem um papel crucial na manutenção da saúde do ecossistema marinho e do equilíbrio da vida nos oceanos é o primeiro passo para a mudança de atitude.

O Projeto Tubarões no Brasil, criado e gerenciado pelo Instituto Ecológico Aqualung, é um projeto de preservação das espécies de tubarões ocorrentes no litoral brasileiro que visa criar mecanismos para garantir a perpetuação das populações de tubarões em nossas águas.


Como o PROTUBA vai atuar?

Diagnosticar a atual situação da pesca de tubarões na costa do Brasil.

  • Levantar dados pertinentes em pesquisas já realizadas;
  • Executar e apoiar estudos de população e pesca de tubarões no Brasil;
  • Gerenciar uma rede de coordenadores regionais e voluntários para execução de trabalhos de campo, a ser conduzidos nos mais representativos pontos de desembarque de pescado ao longo de todo litoral brasileiro;
  • Unificar os estudos e esforços mais relevantes já realizados no Brasil sobre a pesca de tubarões;
  • Apoiar entidades que já atuem nessa área.

Desenvolver parcerias e ações preventivas e corretivas.

  • Viabilizar parcerias e acordos de cooperação com entidades e órgãos competentes;
  • Buscar a proibição da pesca das espécies mais ameaçadas no Brasil.


Como resultado de todas essas ações, além do reconhecimento da importância de se preservar os tubarões por parte da sociedade e dos pescadores, espera-se, dos órgãos competentes, devidamente pressionados, a criação de zonas permanentes de exclusão e a proibição da pesca das espécies mais ameaçadas nas águas territoriais brasileiras.


Empresas que apoiam o Instituto Ecologico Aqualung


Fun Dive Woden Trem do Corcovado Embratel


Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618